Líder no segmento de crédito imobiliário, a Caixa Econômica Federal anunciou a extensão da prorrogação de pagamento dos contratos de financiamento para a aquisição de imóveis. Agora, o cliente pode adiar até três parcelas.
A medida também é válida para a linha Crédito Imóvel Próprio, o home equity que concede empréstimos tendo o imóvel como garantia. É possível solicitar a prorrogação dos pagamentos sem sair de casa, por meio do aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7.
Para pausa no financiamento imobiliário PJ (pessoa jurídica) é necessário contatar o gerente de relacionamento para realizar a solicitação.
A possibilidade de pausa emergencial no crédito para PF (pessoa física) ou PJ vale para contratos que estejam adimplentes ou com até dois encargos em atraso, exceto para os casos em que o cliente esteja utilizando o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para pagamento das prestações mensais.
Para os contratos com mais de dois encargos em atraso são disponibilizadas alternativas de renegociação através dos canais de telesserviço ou de contato com o gerente de relacionamento. Todos os clientes que solicitaram anteriormente a pausa emergencial terão a interrupção alterada automaticamente para três encargos e receberão um SMS confirmando a mudança, não sendo necessário efetuar novo pedido.
Até o dia 27 de março, a Caixa registrou mais de 800 mil pedidos de pausa do crédito imobiliário.
“Essa pausa de três meses não significa que você terá que pagar quatro prestações em uma. Essas três serão acrescidas de todo saldo devedor e serão diluídas. Se a crise se intensificar, vamos adiar para mais, para quatro, cinco ou seis meses”, declara Pedro Guimarães, presidente da instituição.
A iniciativa faz parte de um pacote de medidas do banco público para estimular a economia, reforçando a liquidez e combatendo o impacto da epidemia do novo coronavírus.
Informações: www.caixa.gov.br
Fonte: Revista Qual Imóvel